sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Uma ideia que vale a pena importar

Os restaurantes nos EUA (e alguns países da Europa também), dos mais simples aos mais sofisticados, têm uma prática que gostaria muito de ver implementada em Portugal: oferecer ao cliente a possibilidade de embalar a comida que sobra para ele levar para casa.
Faz ou não todo o sentido? Quando fazemos comida em casa muito naturalmente guardamos o que sobra e comemos nos dias seguintes, não é? Porque não fazer o mesmo com a comida no restaurante, aquela que nos foi servida e que será, inevitavelmente, estragada se for para trás?
Em Portugal isto não se faz pois "não fica bem" e é comum sentirmo-nos constrangidos com "o que os outros vão pensar de nós". Estes pré-conceitos, a par com o facto de nenhum restaurante ter a coragem de oferecer este serviço de forma natural e descomplexada, podem ser algumas das causas para que tal aconteça. É pena. Cada vez mais acho que é uma questão de bom senso e de respeito pelo dom dos alimentos e por todos aqueles que não os têm. E se começássemos a fazer diferente? Importamos tanta coisa... e se importássemos esta boa ideia também?
Raio de Sol

3 comentários:

Mãe Sisa 12 de dezembro de 2008 às 20:00  

Olá Raio de Sol!
Esta ideia já é praticada no meu seio familiar há algumas décadas!
Principalmente se estivermos rodeados de pessoas "trico-doces" a minha mãe ainda faz mais questão de pedir as sobras...
É só preciso que outros sigam o exemplo.
Quem tem vergonha: ponha na borda do prato!
Um beijinho e boa estadia em terras do tio Sam

Piquenina 12 de dezembro de 2008 às 21:11  

Olá, efectivamente é uma boa ideia.
Acho que o problema "principal" nem residirá nos restaurantes, mas nalgum complexo que atinge a clientela. Na verdade não estou em completo acordo contigo, porque já fui a vários restaurantes onde os empregados (vendo que sobrava muita comida) prontamente se ofereceram para "empacotar" a comida (dando-me a oportunidade de a trazer para a minha casota).
Compete ao cliente, se for esse o caso, fazer com que os proprietários dos restaurantes mudem de atitude.
Bom fim-de-semana.

foxtrot 13 de dezembro de 2008 às 16:05  

olás!
estou totalmente de acordo :) ganhei esse habito nos states, onde serviam sempre doses que me davam 4 jantares :D
cá, as doses tambem são valentes e agora que estou de volta faz-me confusao desperdiçar.. continuei a pedir para levar e, salvo raras excepçoes, nao tenho problmas e os empregados ajudam prontamente e na maioria das vezes ate embalam eles! os clientes esses é que quase ficam com os olhos em bico!!! mas eu nao ligo, cresçam e apareçam :) tambem nunca gostei de ser apenas mais uma ovelha do rebanho...
se todos começarmos a pedir começara a tornar-se habito!

beijinhos

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP