terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cucu

O "meu" Cucu e a sua família receberam uma boa notícia. Foram alvos de uma onda de generosidade que lhes vai permitir fazer mais e melhor pelo crescimento do seu filho. Tem sido uma luta longa, por vezes inglória, mas em que cada pequena vitória é motivo de grande celebração. Só quando olhamos para trás é que conseguimos unir os pontos e, olhando para o ano de 2005 e para este ano que agora termina, parece impossível que tanto tenha acontecido.


É certo que se quer sempre mais e melhor, principalmente (imagino eu) para os filhos, mas já se caminhou muito e às vezes só não se caminhou mais porque ainda muitas coisas não funcionam bem. Mas não quero falar do que não funciona, quero falar do bom que tem acontecido.

Há 3 anos atrás, e em consequência da paralisia cerebral e da insuficiência respiratória com que ficou, o meu afilhado (e a sua família) ficou com limitações motoras e não só. Mas três anos passados tem muito menos rigidez muscular, quando não fica demasiado excitado tem muito melhor controlo de movimentos e já diz que SIM com a cabeça. Começou a comunicar através do SPC. Também tem muito melhor controlo da mastigação e deglutição (quando não lhe dá para a preguiça). Brinca com as bolas no chão e, quando está ao nosso colo, são várias as vezes em que se vira e se "atira" para o chão. Adora estar no andarilho, que lhe permite jogar à bola (adora futebol!). Apesar das várias infecções respiratórias que o têm massacrado, já conseguiu voltar alguns dias (e com a regularidade possível) ao colégio. Este ano veio-me visitar duas vezes (e estamos afastados mais de 300Km)! (Aquilo que é uma viagem normal para a maioria ganha contornos de uma batalha ganha quando falamos de alguém que pode a qualquer momento ver as suas saturações de oxigénio no sangue descer, e não só...). Já toma banho na sua cadeirinha, o que permite algum grau de independência à sua mãe. Está cada vez mais refinado no seu sentido de humor e brinca connosco com "uma pinta"!

Parece pouco, mas acreditem que é MUITO!

Acima de tudo este meu afilhado conseguiu algo que é SOBERBO, unir gente conhecida e desconhecida e provocar uma onda de generosidade.

"Pedi e ser-vos-á dado!" Nada me parece mais apropriado para dizer agora.

3 comentários:

Sofia 30 de dezembro de 2008 às 18:38  

Foi o meu melhor presente de Natal.

Xu 2 de janeiro de 2009 às 00:31  

Ele merece tudo pelo que é e pelo que os rodeiam. Amo-o e tenho pena de n poder dar mais de mim por ele.

Mãe Sisa 3 de janeiro de 2009 às 18:21  

Obrigada comadre, por esta retrospectiva em tom de balanço tão positivo!
Acho que vivo com (talvez?!?) demasiada intensidade a vida do meu filho, porque esta é mais a minha vida do que a minha própria - que se vai desvanecendo à medida que o tempo passa... mas ainda bem, porque assim tenho a certeza que aproveito ao máximo cada segundo o dom da Vida que é o JM!...
São pequenas batalhas ganhas que agradecemos!

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP