terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A mais bela história de Amor

Nada como viajar e ter, de facto, um livro na mala de viagem para "ressuscitar" esta rúbrica.

Hoje fiz uma viagem de quase 8 horas e li, quase ininterruptamente, metade do "Memorial do Convento". Terminei o livro e confirmei: é a mais bonita história de Amor que eu já li!
Apesar de ler muito, e há muitos anos, só recentemente (este Verão) acrescentei Saramago à minha lista de autores lidos. Tentativas tinham sido algumas mas todas infrutíferas (provavelmente não terei começado da melhor forma... A Jangada de Pedra não é fácil) e nas férias passadas "As Intermitências da Morte" foram o primeiro livro que consegui ler do princípio ao fim. Gostei.
Então, por conselho de um amigo, li o "Memorial do Convento". Esse amigo costuma dizer "existem os livros do Saramago; e existe o Memorial do Convento!!! Uma classe à parte; uma obra como só se escreve uma vez na vida".
Se assim é, ou não, não sei, mas este livro é maravilhoso. Diz-se que o tema central é o da construção do Convento de Mafra. Pois é verdade que essa história é contada, mas também o é a história de Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas e do seu amor num tempo pleno de misérias e de prepotências - de reis, fidalgos e clérigos através da mão poderosa do Santo Ofício. Um tempo de pobreza mas também de sonhos, como o do Padre Bartolomeu e da sua máquina voadora... E mais não digo. Têm que ler. Vale bem um ou outro momento de dolorosas descrições e frases sem fim com que o Saramago ainda nos tenta enganar.
Raio de Sol

2 comentários:

foxtrot 10 de dezembro de 2008 às 10:24  

Que giro, só este Outono é que juntei Saramago à minha lista também.. começei com o Ensaio sobre a Cegueira que gostei bastante e entretanto já li o Intermitências da Morte, que pelo meio não gostei mas adorei no fim e no seu conjunto geral. Agora como sempre estou na fase de descanso de autor, que faço sempre.
Mas depois de ler o teu post, já sei qual o próximo que quero ler de Saramago :) Acho que nunca pegaria nesse, só de saber que era um dos obrigatórios no 12º ano..
beijinhos
maria pequenina da aerlis

Sofia 11 de dezembro de 2008 às 20:54  

Não sou amante de leitura, acho que tenho medo de gostar e depois de não ter tempo para o fazer.
Confesso que leio um livro por ano e que fiquei com vontade de ler esse.
Vou ver se consigo...

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP