A mais bela história de Amor
Nada como viajar e ter, de facto, um livro na mala de viagem para "ressuscitar" esta rúbrica.
Hoje fiz uma viagem de quase 8 horas e li, quase ininterruptamente, metade do "Memorial do Convento". Terminei o livro e confirmei: é a mais bonita história de Amor que eu já li!
Apesar de ler muito, e há muitos anos, só recentemente (este Verão) acrescentei Saramago à minha lista de autores lidos. Tentativas tinham sido algumas mas todas infrutíferas (provavelmente não terei começado da melhor forma... A Jangada de Pedra não é fácil) e nas férias passadas "As Intermitências da Morte" foram o primeiro livro que consegui ler do princípio ao fim. Gostei.
Então, por conselho de um amigo, li o "Memorial do Convento". Esse amigo costuma dizer "existem os livros do Saramago; e existe o Memorial do Convento!!! Uma classe à parte; uma obra como só se escreve uma vez na vida".
Se assim é, ou não, não sei, mas este livro é maravilhoso. Diz-se que o tema central é o da construção do Convento de Mafra. Pois é verdade que essa história é contada, mas também o é a história de Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas e do seu amor num tempo pleno de misérias e de prepotências - de reis, fidalgos e clérigos através da mão poderosa do Santo Ofício. Um tempo de pobreza mas também de sonhos, como o do Padre Bartolomeu e da sua máquina voadora... E mais não digo. Têm que ler. Vale bem um ou outro momento de dolorosas descrições e frases sem fim com que o Saramago ainda nos tenta enganar.
Raio de Sol
2 comentários:
Que giro, só este Outono é que juntei Saramago à minha lista também.. começei com o Ensaio sobre a Cegueira que gostei bastante e entretanto já li o Intermitências da Morte, que pelo meio não gostei mas adorei no fim e no seu conjunto geral. Agora como sempre estou na fase de descanso de autor, que faço sempre.
Mas depois de ler o teu post, já sei qual o próximo que quero ler de Saramago :) Acho que nunca pegaria nesse, só de saber que era um dos obrigatórios no 12º ano..
beijinhos
maria pequenina da aerlis
Não sou amante de leitura, acho que tenho medo de gostar e depois de não ter tempo para o fazer.
Confesso que leio um livro por ano e que fiquei com vontade de ler esse.
Vou ver se consigo...
Enviar um comentário