segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

2008


Fim de ano é tipicamente tempo de balanços. Balanços económicos, sociais, políticos, cinematográficos... e balanços de vida. O que marcou 2008, o que se espera para 2009, blá, blá, blá...

Não gosto de balanços de final de ano. Sou um bocado alérgica a eles. Não gosto porque há sobretudo a tendência de ver tudo o que correu mal, só para que conste e se possa ficar num infindável lamento. Que vos posso dizer? De vez em quando tenho a mania que sou diferente :) o meu balanço foi feito no Verão, depois do "tsunami I" e "tsunami II - o regresso" que me assolaram. Sem fazer aquelas promessas de agora é que vou fazer exercício, agora é que vou emagrecer, agora é que vou deixar de fumar, agora é que vou virar adulta e responsável e etc...

Fiz um balanço e fui adoptando uma postura estranha, em mim, sem recorrer a essas promessas vãs! Não recomecei a fazer exercício, não fiz dieta (diet is to die with a "t"), não virei adulta e muito menos responsável. (Agora, para o Natal, comprei uns “cornos de rena” e andei-me a passear com eles alegremente pelo Porto, no restaurante, no lanche do departamento em que estavam um punhado de professores catedráticos...)

Depois do Verão passei a olhar a vida de outro modo e por isso tento olhar para o que de bom aconteceu. Afinal como diria (se não me engano) Margaret Drabble: “Quando nada é certo, tudo é possível”. É assim que passei a encarar o dia a dia. Por isso deixo-vos só com o que de bom se passou, com o mau vou aprendendo, tirando o melhor e seguindo em frente, mas esforçando-me por não ficar presa a ele.
Aqui fica uma lista, com apenas algumas das coisas boas que aconteceram em que a ordem não representa qualquer grau de importância e o que ficou de fora deve-se unicamente ao sr. alemão.

1. libertei-me de um trabalho que me escravizava e me sugava
2. comecei um trabalho num sítio humanamente bestial
3. tenho um black cat in my life, que todos os dias me resgata para as coisas simples e elementares da vida
4. pari este berloque
5. recebi cartas (adoro receber cartas e são tão raras nos dias que correm...)
6. recebi um sofá
7. fiz amizades novas
8. cultivei amizades antigas
9. descobri o prazer de plantar
10. deixei de ser escrava de uma série de rotinas, manias e afins
11. adoptei uma atitude mais serena perante a vida
12. voltei a ler (a pastoral americana, a estrada, reviver o passado em brideshead são algumas das leituras que destaco neste ano)
13. voltei a escrever
14. descobri o alfred brendel (os deolinda, a amy winehouse...)
15. recebi visitas de bons amigos na casota
16. termino 2008 e começo 2009 junto dos que mais amo

desejos para 2009? tenho muitos mas, por enquanto, guardo-os para mim ;)

Post Scriptum: a foto que acompanha este post é "minha" e foi tirada nas calanques córsegas. gosto de olhar para ela como uma janela estilizada recortada na rocha "dura" e que vai muito bem (acho eu) com a frase que lhe adicionei.

1 comentários:

Sofia 30 de dezembro de 2008 às 18:37  

Fico muito feliz por fazer parte das tuas felicidades de 2008.Quero continuar a fazer parte dos teus desejos para 2009... Dormir a 3 é muito bom!
Vens passar o ano cá a baixo, ou vais à terra?
Por aqui tb te AMAMOS muito... Temos sempre espacinho para ti.

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP