terça-feira, 31 de março de 2009

páginas

Já lá vão bastantes dias, desde que a Moura Aveirense me lançou este desafio. Primeiro não pude responder a ele porque o livro que trazia comigo não tinha 161 páginas e depois... bom, depois esqueci-me.

Mas aqui está, o desafio tem uma regra única e simples e diz:
Peguem no livro que estão a ler abram na página 161 , seleccionem a quinta frase e ...

cá vai:

Do transcepto sul chegou-lhe um fragor de pedra a desmoronar-se e a despedaçar-se; do transcepto norte, um estampido e o roçar glacial de vidro.
In O Pináculo
[William Golding]

Este é a minha segunda incursão no Universo Golding. Até ao momento só li o clássico “Deus das Moscas” que muito me agradou, pela desconstrução que o perpassa, pela descrição da crueldade, pela grande metáfora...
No outro dia vi este livro dele à venda e decidi que iria fazer nova incursão. Neste livro “O Deão Jocelin tem uma visão: Deus escolheu-o para erigir um magnificiente pináculo na sua catedral. O pedreiro encarregado da obra desaconselha-o fortemente, pois a velha catedral foi construída sem fundações. Mesmo assim...”

Ainda vou muito no início, mas parece-me que mais uma vez Golding descreve um processo de desconstrução desta vez não só metafórica mas também literal.

Assim dá (ainda mais) gosto ler! :)

2 comentários:

Isabel 31 de março de 2009 às 23:40  

Fiquei curiosa e fui ver qual seria a 5ª frase da pág. 161 do livro que estou a ler.

Acho que tem tudo a ver contigo...

"Significa motivar-se para fazer algo que nunca foi feito, dizer algo como nunca foi dito, viver sem fazer caso das normas, aspirar ao que nunca se viu nem exprimiu, sonhar com o impossível".
in Inteligência Espiritual, Danah Zohar e Ian Marshall

Piquenina 1 de abril de 2009 às 12:10  

:)
exactly!

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP