sábado, 7 de março de 2009

E se ganhasse o euromilhões? Escolhia a outra opção! - ou ainda - Branco, preto, cinzento mas muito colorido!

Um título um pouco estranho? Passo a explicar.

Ontem foi um dia muito colorido apesar de eu ter andado a preto e branco e o tempo ter estado cinzento. Aqui há tempos fui informada que o serviço de Neurocirurgia do Hospital de São João estava a utilizar uma técnica inovadora para tratamento de pacientes com dor crónica. (Podem ver mais aqui)



E? - perguntam vocês.


Bom, na verdade isso foi uma informação que se revelou preciosa, porque o meu pai sofre de dor crónica e por isso ando sempre à procura de algo que possa ajudar a melhorar esta condição que lhe é muito penosa.

Esclarecendo, o meu pai sofreu há quase 40 anos um acidente de viação que lhe provocou lesões no tecido nervoso do braço esquerdo, paralisia do mesmo (e consequente atrofia) e, desde então, tem dor constante. Dor constante essa que periodicamente culmina em crises de dor violenta. Tem passado períodos mais controlados de dor, desde que está a ser seguido pela equipa multidisciplinar da consulta da dor, mas ainda com muitas crises agudas. Para terem uma dimensão da falta de qualidade de vida que essa dor lhe provoca ele diz que se tivesse que escolher entre ganhar o euromilhões e ficar sem dor, optaria por ficar sem dor!

Assim que soube da existência desta cirurgia "pus-me a caminho" e, sem qualquer cunha/conhecimento, consegui marcar uma consulta para o meu pai. Um parêntesis para vos dizer que fiquei com muito boa impressão deste primeiro contacto porque "somente" com uma troca de meia dúzia de e-mails, sem qualquer deslocação física ao hospital e/ou telefonema, consegui marcar esta consulta de avaliação. Mais espantoso? Marcaram-me a consulta para 3 semanas após este primeiro contacto! Uau, certo?

A consulta foi marcada para dia 6 de Março e portanto ontem lá fomos a este primeiro momento de avaliação, ao Hospital de São João. Devo-vos dizer que a boa "primeira impressão" mantém-se apesar de termos sido atendidos tardiamente, mas porque ontem o Porto esteve um caos (acidentes, trânsito...) e portanto houve atrasos subsequentes. O médico explicou-nos o processo, prescreveu a realização de exames e dará continuidade ao mesmo, que passará por nova vinda do meu pai para ser avaliado pela equipa da consulta da dor deste hospital. Se o meu pai estiver dentro dos critérios de lesão necessários, e assim o desejar, poderá ser operado. Tal como o médico nos explicou não é uma operação garantida e há riscos, mas há esperança! Uma operação bem sucedida resulta numa diminuição de 50 a 60% da dor. Para quem vive em estado de dor constante, que numa escala de 0 a 10 se situa entre o 7-9, essa possibilidade que se abre para quem tanto sofreu ao longo de quase 40 anos tornou o dia muito colorido!

Voltarei brevemente a este assunto, primeiro porque acho importante e cada vez há mais gente a viver com dor crónica, mas também porque o médico me deu palavras chave para eu pesquizar e ler sobre o assunto. Por isso terei alguns "palavrões" médicos para escrever aqui :)

Só uma nota final para vos dizer que o médico fez questão de registar a frase do meu pai a propósito da escolha que faria se tivesse a hipótese de atenuar a dor vs ganhar o euromilhões, de tão expressiva que é e de toda a "carga" que comporta.

3 comentários:

Maria 8 de março de 2009 às 00:18  

Os desejos sinceros que consigam reduzir a dor ao seu pai e dar-lhe um pouco mais de qualidade de vida ! Em 1993 tive um acidente na Margina de Cascais,derivado a esse assidente tenho passado por várias cirurgias ao longo destes anos e compreendo bem o seu pai não é fácil!(viver com a dor crónica e dizerem tem que aprender a viver com ela, é fácil para quem não as tem!) desejo com todo o meu coração que tenham sucesso.

com todo o carinho beij...

M.M.G.

Maria 8 de março de 2009 às 16:46  

Desejos que tenha passado um bom dia da mulher!
Deixe-lhe no meu cantinho um miminho para si um Selo- Das Grandes Atitudes com todo o carinho.

Moura Aveirense 8 de março de 2009 às 17:39  

Que tudo corra bem!

Beijinho, Moura Aveirense

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP