sexta-feira, 6 de março de 2009

as pessoas felizes e optimistas não deixam coisas inacabadas

A Piquena Criatura que habita este Planeta convidou-me há tempos para escrever aqui neste blog. Aceitei o desafio. Só que, não me tendo sido dado nenhum tema, não me consegui decidir por nada, parecendo-me tudo sem importância.
Mas hoje, decidi que queria escrever sobre coisas inacabadas e sobre pessoas felizes e optimistas...

Para começar não gosto muito de coisas inacabadas. Não só porque, por serem inacabadas, são imperfeitas, mas sobretudo porque tenho alguma tendência em deixar arrastar situações que depois se tornam em coisas inacabadas, e isto não é lá muito coerente. Existem na minha vida relações que não foram terminadas, livros que comecei e não li até ao fim, sonhos que não realizei, projectos que não conclui, coisas que continuam dispersas e sem arrumação.
Os pontos finais (literais ou metafóricos) são úteis para se perceber que não há nada suspenso, que não há palavra por dizer, que não se espera mais nada para além do que ficou dito.
Hoje, ao fim de muitos meses, resolvi uma das coisas inacabadas da minha vida. Disse as últimas palavras, aquelas que havia a dizer, e coloquei no fim um ponto final cheio de sentido. Fica a sensação de uma pequena plenitude (se é que a plenitude pode ser pequena ou grande), sinto que neste aspecto particular posso finalmente seguir em frente e começar tudo de novo, outra vez, sem pedras no sapato.
As pessoas felizes e optimistas não deixam coisas inacabadas. Não se sentem inseguras e não têm medo de mostrar a sua verdade, seja ela qual for. Para elas, qualquer momento relacional é um ponto final, no sentido em que não fica nada por dizer e está tudo ali. Tenho tido a felicidade de me ver rodeada de pessoas felizes e optimistas e com elas tenho aprendido a ser mais feliz e mais optimista, mais segura, e consequentemente mais capaz de mostrar a minha verdade.


[IS]


PS Esta é assim a terceira edição da Sala de Visitas! Depois do Luís temos IS! Dois "nomes" a reter ;)

1 comentários:

Raio de Sol 9 de março de 2009 às 00:38  

Bravo! Grande estreia querida IS! Tens que voltar mais vezes :-)
Sintonizo com o que tu dizes e partilho desse sentimento de imperfeição em algo que não está acabado. Mas descobri também que pode ser libertadora a decisão consciente de não terminar algo e reconhecer que, por vezes, a vida não nos deixa colocar esse ansiado ponto final, fazer esse "fecho do capítulo". Ou, pelo menos não quando queremos, mas apenas quando "é tempo"... Para mim a espera é uma aprendizagem.
Beijinho

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP