segunda-feira, 9 de março de 2009

Mil Sóis Resplandecentes

Estou de novo de viagem e terminei hoje um livro muito bonito: A thousand splendid suns, no original, em Inglês (já vi o livro numa livraria em Portugal e penso que o título é "Mil Sóis Resplandecentes"). Já aqui falei de um outro livro do mesmo autor - The Kite Runner. O cenário da história repete-se: o Afeganistão a partir dos anos 50, sensivelmente, constantemente dilacerado por conflitos, ocupações, regimes completamente díspares na ideologia mas semelhantes na crueldade.
Este romance dá-nos a conhecer 2 mulheres extraordinárias: Mariam e Laila subjugadas por uma lei injusta e desumana, que as devota à condição de "coisas", que as marca desde a nascença e lhes rouba o direito à vida. É um romance que acompanha a história recente um um povo, numa cultura tão distante da nossa.
É muito bonito e comovente. É chocante, por vezes, e faz-me lembrar uma das coisas que mais temo: a barbárie - vir um dia a viver tempos de escuridão, desumanidade e terror. É um livro para nos abrir à compreensão do mundo e das vidas tocadas pelas guerras.

0 comentários:

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP