0,00000 g
Às vezes pergunto-me como é que me "deu na telha" vir para este mundo de investigação, onde os resultados tardam a aparecer, onde quase tudo é inexplicável, etc...
Sim, eu sei que isto da ciência tem uma aura atractiva, mas a maioria das vezes é rotineira e cheia de pequenas vicissitudes :) Não me estou a queixar, mas há que também desmistificar a imagem que provém dos filmes e envolve quase sempre azoto líquido!
Voltando à minha falta de paciência, e à ironia da vida, nos dias que correm estou a usar uma técnica, "calorimetria", para fazer alguns estudos. Para tal, preciso acertar a massa de duas células que são colocadas no aparelho com as minhas amostras. As massas das duas células têm que efectivamente ser muito, muito, muito, muito, muito semelhantes. Para isso usamos esta balança de precisão que podem ver aqui nesta foto. E quando digo massas muito próximas, estou a falar de acertá-las até à quinta casa decimal! Como podem imaginar é um trabalho meticuloso e para o qual tem que se ter muita paciência. A partir de determinada altura acertar a massa destas duas células, implica pôr ou tirar a minha amostra gota a gota. E cuidado com os tamanhos das gotas!
Deve ser bestial ser divindade e ficar de longe a rir destas ironias que atingem criaturas como eu!
4 comentários:
Compreendo perfeitamente essa sensação. A investigação (principalmente ao nível experimental) exige uma paciência imensa! Daí eu preferir outra vertente que não a experimental ;)
Um bom dia, Moura Aveirense
Brutal! Fizeste-me lembrar os meus tempos da Novartis :) a minha falta de paciência era mais para acertar o pH, nunca tive queda para gota a gota acertar o pH!!!
beijocas c dose extra de paciência e já agora de sorte!
Eu não sou divindade, mas já me ri ao ler isto... só de te imaginar!!!
Bjs
Tudo requer paciência, parece-me que essa voçê tem imensa,caso contrário teria seguido noutra direção. Boa gota a gota deve ser giro!...lol
com muito carinho.
M.M.G.
Enviar um comentário