quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Na mesinha de cabeceira (5)

Acabei hoje de ler um livro que, não sendo um livro fantástico, deixa um gostinho bom. Chama-se "O Solista" e foi através dele que descobri Yo-Yo Ma (e, só por isso, já teria valido a pena).

"O Solista" conta a história, real, de um jornalista (Steve Lopez)que descobre Nathaniel Ayers, um sem-abrigo nas ruas de Los Angeles que outrora foi considerado um prodígio musical. Nathaniel porém desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York e acabou a tocar na rua.

Ao longo do livro os dois homens aprendem a comunicar e desenvolvem uma amizade de que ambos acabam por beneficiar. Lopez trava uma "luta" para tirar Nathaniel da rua e Nataniel trava uma luta consigo, tudo embebido num ambiente musical.

Este livro fez-me recordar o que ouvi quando fiz voluntariado na favela: "não é difícil tirar as pessoas da rua, difícil é tirar a rua das pessoas".


Post Scriptum Tal como prometido aqui fica a capa deste livro (que, ao que parece, também já foi adaptado a filme).

1 comentários:

Vera 8 de janeiro de 2009 às 11:11  

Olá! Este livro foi um dos meus presentes de Natal. Comecei a lê-lo anteontem e estou a gostar. Acho que deve ser uma história interessante do encontro de dois mundos.
Boas leituras :-)

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP