sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Gosto de... Corto Maltese

Já não me lembro exactamente em que post referi que sentia falta dos meus livros (que ainda permanecem na casa dos meus pais) e em especial dos meus livros do Corto Maltese. Da última vez que fui à casa dos meus progenitores trouxe dois comigo, não necessariamente os meus preferidos, mas sobre dois "temas" que muito me agradam: Tango e Veneza :)
Gosto deste herói, que tem tanto de anti-herói, e gosto do mar. Como dizia Pratt: "um marinheiro tem uma dimensão mais romântica do que um “cowboy”, porque ele vai para lá da linha do horizonte, à procura do que lá se encontra. Na pradaria, há as estrelas e a erva. Mas o mar tem qualquer coisa de diferente e foi assim que surgiu Corto Maltese." Gosto do traço. Gosto do tanto que se aprende nestes livros. Gosto da Balada do Mar Salgado. Gosto de como Corto usa a ironia e gosto do aparente distanciamento com que disfarça a sua costela sentimental. Só o descobri na adolescência, mas se o tivesse descoberto na infância aposto que teria crescido a querer ser Corto! Sei que agora quero :)


Bom fim-de-semana!

0 comentários:

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP