segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Não li o livro e por isso estou muito à vontade para falar sobre o filme. Um filme que está longe de ser consensual. Os cegos americanos odiaram, os intelectuais e conhecedores dividem-se. Uns gostam outros acham fraquinho. Eu, gostei muito.


A Cidade de Deus e O Fiel Jardineiro, os outros dois filmes de Fernando Meirelles, fazem antever, para quem ainda não viu, o jeito como ele filmou Blindness. O filme, para quem como eu não leu o livro, faz com que se adivinhe um livro ainda mais "duro", mais cruel, mais forte. Meirelles tem o dom de traduzir ideias em imagens e encontrar soluções visuais que resultam na perfeição. Os jogos de reflexos que usou e sobretudo os banhos de luz branca, transportam qualquer um para aquela cegueira.
Se não viram vão ver, antes que fiquem cegos.

1 comentários:

Mary Claude 25 de novembro de 2008 às 09:54  

Olá minha linda!
Também fui ver o "ensaio". Também adorei. Li o livro e não me desiludiu nada. Pelo contrário, acho que foram muito fiéis à obra e conseguiram traduzir em imagens na perfeição aquilo que o livro tenta transmitir. A condição humana. É forte e intenso, mas também, quem não gostar de filmes assim, que fique em casa a ver o "Virgem até aos 40" (por exemplo) :)
Bjocas!

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP