quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Doris Llanca Grandez

Quem é a Doris e o que tem de especial?
Comecemos pelo princípio: conheci a Doris através do Kiva.

E o que é o Kiva???

O Kiva é uma organização que junta pessoas, all around the world, que têm capacidade (e querem) emprestar dinheiro (num sistema de micro-crédito) para ajudar pessoas que necessitam e que são empreeendedoras. Tudo isto é feito através de instituições de microcrédito que trabalham no terreno, e conhecem não só a realidade das pessoas como também estão a par dos seus projectos e canaliza o dinheiro para esses mesmo projectos.

Com 25 dólares (penso que resulta numa quantia inferior a 20€) podemos tornar-nos um investidor Kiva. Num sistema simples, fácil e transparente.

Foi o que fiz hoje. Na página do Kiva podemos navegar e escolher um projecto no qual investir, consultando para tal informação sobre o mesmo. Ficamos também a saber um pouco mais sobre a pessoa (ou grupos de pessoas) que vamos ajudar, e depois vamos acompanhando o desenvolvimento do projecto e aguardamos que o investimento seja recuperado. (Há uma comunicação via e-mail que nos vai pondo a par. Já recebi dois e-mails). Essa é outra da característica desta ideia: cada investimento tem um plano de pagamentos que contempla o pagamento dos financiamentos obtidos. Depois, quando o dinheiro que investiram for devolvido, pode-se continuar a investir noutros projectos ou então pedir a devolução do mesmo para uma conta.

Para mim o mais difícil foi escolher o projecto. Sabia que queria ajudar uma mulher. Não é feminismo mas, regra geral, as mulheres são as mais desprotegidas. Mas não sabia mais nada e há centenas de projectos e pessoas. Em conversa com o Raio de Sol perguntei-lhe qual tinha sido o seu critério para escolher o projecto que ajudou no ano passado e diz-me ela: "escolhi uma pessoa em que eu podia acabar de completar o que lhe faltava e assim começar o projecto. pode ser uma lógica: dás a quem está mais perto de conseguir o que precisa e assim esse arranca.". Achei um belissímo critério e foi assim que cheguei à Doris. Ela era uma, entre muitas, a quem faltavam somente 25$ para ver o seu projecto arrancar  mas, quando li esta descrição, pareceu-me "perfeito".

 

Doris is a very dynamic and hard-working woman. She lives in the city of Pucallpa in the Ucayali region. She is 53 years old and the mother of five children. Her husband can’t work due to health issues. Doris prepares and sells regional food. She has been a member of the communal bank “María Montessori” for two years. Her first loan was of 300 soles, which she invested in food preparation products. This time, Doris needs a loan of 1500 soles, which will also be used to buy ingredients for food preparation. Doris’ goal is to have her own restaurant where she can sell regional food.


(foto da Doris)


Não acham que é uma bela ideia para um presente de Natal?????

1 comentários:

Xu 16 de dezembro de 2009 às 23:14  

olha q fixe , parebéns pelo teu investimento!

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP