terça-feira, 10 de junho de 2008

Manducar Sardinops - Que tal criar um MacSardinops?


"(...) Uma fumarada gordurosa, com mau cheiro, densa, vai saindo lentamente de uma porta, vai saindo até tapar a vista de uma parte do edifício em frente do qual se enovela e se espalha.
Defronte, um grupo numeroso de pessoas de ambos os sexos atravanca a passagem em grande agitação e movimento: ouve-se gritos, que aqui e além se cruzam.


Todo este espectáculo me leva a crer tratar-se de um incêndio. Aproximo-me, furo por entre a multidão, e depara-se-me um fogareiro, uma grelha, uma chaminé, um homem enfarruscado e oleoso, ajudado por uma mulher suja e de aspecto repelente. Ali se frita e assa sardinhas, enquanto aquele amontoado de pessoas espera que elas estejam prontas para cada uma levar o quinhão que pretende.


E a isto se chama Lojas de Frigideiros. São abarracamentos ambulantes que se encontram espalhados por toda a Lisboa, nas ruas, nas praças, nas portadas, principalmente à portas das tabernas. (...)


Estas vendas constituem um grande recurso e comodidade para o povo, que ali encontra prontos e por um preço mínimo o almoço, o jantar e a ceia. Cada indivíduo, munido já do seu pão, compra cinco ou seis sardinhas fritas ou assadas pelo preço de um soldo, ou dezoito dinheiros, e ali mesmo come, ficando jantado. Se dispõe de mais algum dinheiro, pede um copo de vinho na taberna e fica satisfeito. (...)


Mas se para o povo estes estabelecimentos constituem uma grande comodidade, a sua multiplicação, para os que têm a desgraça de lhes serem vizinhos, tem muitos inconvenientes; incomodados como são pelo fumo, pelo cheiro, três vezes por dia aturdidos com o barulho ensurdecedor da multidão que os procura. (...)


Tais lojas tornam-se assim o terror dos inquilinos das casas suas vizinhas, e por isso todos evitam habitar nos sítios onde elas estão instaladas. A precaução, porém, é inútil. A Loja do Frigideiro, que é ambulante e desmontável, muda de lugar num instante, e logo vais estabelecer-se numa portada ou debaixo de uma janela, em sítio onde antes nunca existira estabelecimento semelhante. (...)"


Carrére, J.B.F., Panorama de Lisboa no ano de 1796, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1989


Post Scriptum - Que tal criar um MacSardinops? Afinal é algo que se come com as mãos e em cima do pão! Eu hoje manduquei Sardinops, em cima da broa com uns pimentinhos e uma salada. Aaaaaaaaaah, viva o mês de Junho!

3 comentários:

Claudinha 11 de junho de 2008 às 10:01  

Já me estas a abrir o apetite!
E ainda só são 10 da manhã...
Biba á sardine :D

Sofia 11 de junho de 2008 às 21:00  

Eu também quero a bela da SARDINE.
:D
Já estou quase a ir aí!
Amo-te

Unknown 13 de junho de 2008 às 18:35  

Dá-lhes ideias dá... Como se o Mac nao fosse já uma bela mrd! lol

Sardine on carbon, Carbon on Sardine, Sardine carbonated no pão, saladinha e o manjerico a enfeitar a mesa pah!

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP