segunda-feira, 28 de março de 2011

TEDx O'Porto 2011

Estive por lá e gostei, particularmente, de dois projectos.
Ambos ideias simples, claras, coloridas e valiosas.

O primeiro chama-se ColorADD e é um sistema que permite aos daltónicos serem independentes no reconhecimento das cores. 
A cada cor primária corresponde um símbolo e, tal como aprendemos na primária com as aguarelas, misturando os vários símbolos temos a codificação para as restantes cores. com um símbolo para o branco e para o preto, codificamos o "claro" e o "escuro". 
O daltonismo afecta 10% da população mundial e, também por isso, este é um projecto que me agrada porque este não deixa de ser um projecto para uma minoria. A palestra foi proferida pelo autor/criador deste sistema num tom muito pedagógico. Começou num tom natural falando de um círculo azul e de um vermelho, à medida que iam aparecendo círculos cinzentos na tela, um jeito muito pedagógico de fazer experimentar a audiência as dificuldades de ser daltónico. Podem explorar mais sobre esta ideia no site ColorADD. E para não pensarem que é uma ideia sem aplicabilidade devo dizer-vos que esta simbologia/código já está aplicada num catálogo CIN, em lápis Viarco, no jogo UNO, na identificação de linhas de utentes e nas pulseiras da triagem do Hospital de São João e está em estudo para ser implementado para a identificação das linhas do metro no Porto.

A par deste, o outro projecto que me encantou foi o Português Claro.
"A Português Claro é a primeira empresa portuguesa totalmente dedicada à comunicação em linguagem clara. Ajudamos as organizações a produzir documentos mais claros e eficazes que reforçam a sua imagem junto dos seus clientes, colaboradores e parceiros – e que lhes permitem poupar tempo e dinheiro. " nas suas próprias palavras.
Também num jeito muito pedagógico lendo o contracto de uma seguradora, a Sandra, umas das fundadoras da empresa, fez-nos experimentar o terror de ler um documento sem entender. E basicamente o que esta empresa quer fazer é tornar o complicado acessível a todos para que não nos sintamos iletrados, ainda que saibamos ler e escrever.

Há mais para contar sobre este TEDx, espero ter inspiração e tempo para vir aqui e voltar a escrever sobre isso.

0 comentários:

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP