terça-feira, 30 de março de 2010

inveja

s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).

não, não é desta inveja que eu tenho (partindo do pressuposto que a outra também se chama inveja) mas, às vezes, em certas alturas, pelo estado de espírito ou pelo que acontece dá uma vontade de usufruir/possuir coisas, momentos e/ou sentimentos que reconhecemos em outros.
não falo em possuir as coisas, os momentos, os sentimentos de outros mas em experimentar as mesmas sensações. acredito que todos, em alguma altura, experimentamos este sentimento. não desejo o mal de ninguém, nem àqueles pelos quais me deixei ferir... acredito que desejar mal, falar mal dos outros, viver de comentar o que outros fazem/dizem/pensam tira-nos espaço da nossa vida  e torna-nos azedos. e às vezes também penso que todos achamos que nada na nossa vida é interessante.

a semana passada uma grande e boa amiga escreveu, a meu respeito:

"és uma sortuda, fazes o q gostas e disfrutas e saboreias cada momento, às vezes quase q te invejo."

gostei deste comentário porque: 1) vem corroborar o facto de que há coisas em que todos somos iguais, 2) por ela dizer a verdade: sou uma sortuda e sim, tento saborear cada momento, 3) o "quase" porque revela que bem ponderadas as coisas ela gosta muito da vida que tem e não a trocaria pela minha.

é esta a inveja boa, aquela que nos faz sonhar em experimentar ter a vida dos outros mas, no fim, chegar à conclusão que não a trocaríamos pela nossa.

2 comentários:

zica blue 30 de março de 2010 às 19:24  

tu também esmiuças..!!!!

zica blue 30 de março de 2010 às 19:27  

ou seja é a inveja esmiuçada.....

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP