Hoje, sem pensar no ontem nem temer o amanhã!
I - Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente neste dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.
II - Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência, cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.
III - Hoje, apenas hoje, serei feliz. Na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.
IV - Hoje, apenas hoje, me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a se adaptarem aos meus desejos.
V - Hoje, apenas hoje, dedicarei 10 minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.
VI - Hoje, apenas hoje, farei uma boa acção, e não direi a ninguém.
VII - Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
VIII - Hoje, apenas hoje, farei um programa detalhado do meu dia, talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos o escreverei, e fugirei de dois males, a pressa e a indecisão.
IX - Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem o contrário, que Deus se preocupa comigo, como se não existisse mais ninguém no mundo.
X - Hoje, apenas hoje, não terei medo algum, de modo especial não terei medo de gozar o que é belo, e de crer na bondade.
Este texto foi escrito por Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII (1958 - 1963). Utilizei algumas frases num postal de Natal, já não me recordo exactamente de que ano. Infelizmente são muitas as vezes que me esqueço do seu conteúdo...
3 comentários:
Tens sp os comentários certos e as palavras correctas a dizer. É por isso q te admiro e amo e me sinto orgulhosa de dizer a toda a gente que és minha amiga, hoje e para sempre!
"Todo o ambiente é favorável ao forte; de um modo ou de outro ele o ajuda a cumprir a missão que se impôs e a conseguir ir porventura mais além das barreiras marcadas".
...
É necessário que se resista enquanto houver um fôlego de vida, mas que essa resistência seja sobretudo o contacto com a realidade da força criadora; é esta que afinal tudo leva de vencida e reduz oposições a pó inútil e ligeiro.
Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'
Querida Sílvia é com imensa alegria que te felicito pela criação deste magnífico espaço de reflexão e de partilha! Assim posso "matar" as saudades das conversas inteligentes e interessantes que costumavamos ter. :)
Fica bem.
1 xi-coração.
Lenny
Olá de novo :) Já adicionei este Blog aos favoritos!
Parabéns pela feliz escolha deste mês para o nascimento deste espaço. Foi também muito feliz a alusão ao compromisso do Papa João XXIII. Gostava de ter firme motivação para conseguir por em prática, dia-a-dia, cada um desses gestos.
Lembrei-me de uma invocação em que penso em cada manhã, ao iniciar um novo dia, para não perder a motivação para ir trabalhar :(
"Senhor! dai-me força para mudar o que pode ser mudado,
dai-me paciência para aceitar o que não pode ser mudado,
e, sobretudo dai-me sabedoria para saber discernir uma coisa da outra".
:)
Enviar um comentário