quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

1 segundo a +

este ano tem um segundo a mais.
1 segundo inteirinho que quero aproveitar para vos desejar um:

Bom 2009


a Carmenzita enviou-me a frase perfeita para terminar 2008:
"je suis comme je suis, je suis faite comme ça, quand j’ai envie de rire, oui je ris aux éclats"
[Jacques Prévert]

carmenzita muuuuuuuuuuuuuuuuuuntos miminhos!
a todos vós, e como sempre, beijos e abraços indiscriminadamente.
até para o ano!

Post Scriptum: ronrons e miaus do (único) e MAI LINDO gato d'O Planeta. Miu

31 de Dezembro: "It's the most wonderful time of the year"

Escolhi para terminar uma música cuja sonoridade tem tudo que ver com o Natal e com estes dias de festa que ainda vivemos – It’s the most wonderful time of the year.
Esta é sem dúvida uma das épocas mais bonitas do ano. Para mim este ano foi ainda melhor, mais bonito, mais animado e mais musical. Gostei muito de ter feito este calendário, e agradeço a todos o apoio e entusiasmo com que o receberam. Muito obrigada!
Desejo que o próximo ano vos traga “dias plenos de sol”, dias felizes, com saúde e paz. Bom 2009 para todos!
Raio de Sol

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cucu

O "meu" Cucu e a sua família receberam uma boa notícia. Foram alvos de uma onda de generosidade que lhes vai permitir fazer mais e melhor pelo crescimento do seu filho. Tem sido uma luta longa, por vezes inglória, mas em que cada pequena vitória é motivo de grande celebração. Só quando olhamos para trás é que conseguimos unir os pontos e, olhando para o ano de 2005 e para este ano que agora termina, parece impossível que tanto tenha acontecido.


É certo que se quer sempre mais e melhor, principalmente (imagino eu) para os filhos, mas já se caminhou muito e às vezes só não se caminhou mais porque ainda muitas coisas não funcionam bem. Mas não quero falar do que não funciona, quero falar do bom que tem acontecido.

Há 3 anos atrás, e em consequência da paralisia cerebral e da insuficiência respiratória com que ficou, o meu afilhado (e a sua família) ficou com limitações motoras e não só. Mas três anos passados tem muito menos rigidez muscular, quando não fica demasiado excitado tem muito melhor controlo de movimentos e já diz que SIM com a cabeça. Começou a comunicar através do SPC. Também tem muito melhor controlo da mastigação e deglutição (quando não lhe dá para a preguiça). Brinca com as bolas no chão e, quando está ao nosso colo, são várias as vezes em que se vira e se "atira" para o chão. Adora estar no andarilho, que lhe permite jogar à bola (adora futebol!). Apesar das várias infecções respiratórias que o têm massacrado, já conseguiu voltar alguns dias (e com a regularidade possível) ao colégio. Este ano veio-me visitar duas vezes (e estamos afastados mais de 300Km)! (Aquilo que é uma viagem normal para a maioria ganha contornos de uma batalha ganha quando falamos de alguém que pode a qualquer momento ver as suas saturações de oxigénio no sangue descer, e não só...). Já toma banho na sua cadeirinha, o que permite algum grau de independência à sua mãe. Está cada vez mais refinado no seu sentido de humor e brinca connosco com "uma pinta"!

Parece pouco, mas acreditem que é MUITO!

Acima de tudo este meu afilhado conseguiu algo que é SOBERBO, unir gente conhecida e desconhecida e provocar uma onda de generosidade.

"Pedi e ser-vos-á dado!" Nada me parece mais apropriado para dizer agora.

30 de Dezembro: "Let it snow"

Estamos a chegar ao fim do mês, do ano e desta calendário musical... Para hoje escolhi um clássico - Let it snow - na voz de Ella Fitzgerald - para nos alegrar e manter no espírito festivo da época. Boas Festas!
Raio de Sol



segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

2008


Fim de ano é tipicamente tempo de balanços. Balanços económicos, sociais, políticos, cinematográficos... e balanços de vida. O que marcou 2008, o que se espera para 2009, blá, blá, blá...

Não gosto de balanços de final de ano. Sou um bocado alérgica a eles. Não gosto porque há sobretudo a tendência de ver tudo o que correu mal, só para que conste e se possa ficar num infindável lamento. Que vos posso dizer? De vez em quando tenho a mania que sou diferente :) o meu balanço foi feito no Verão, depois do "tsunami I" e "tsunami II - o regresso" que me assolaram. Sem fazer aquelas promessas de agora é que vou fazer exercício, agora é que vou emagrecer, agora é que vou deixar de fumar, agora é que vou virar adulta e responsável e etc...

Fiz um balanço e fui adoptando uma postura estranha, em mim, sem recorrer a essas promessas vãs! Não recomecei a fazer exercício, não fiz dieta (diet is to die with a "t"), não virei adulta e muito menos responsável. (Agora, para o Natal, comprei uns “cornos de rena” e andei-me a passear com eles alegremente pelo Porto, no restaurante, no lanche do departamento em que estavam um punhado de professores catedráticos...)

Depois do Verão passei a olhar a vida de outro modo e por isso tento olhar para o que de bom aconteceu. Afinal como diria (se não me engano) Margaret Drabble: “Quando nada é certo, tudo é possível”. É assim que passei a encarar o dia a dia. Por isso deixo-vos só com o que de bom se passou, com o mau vou aprendendo, tirando o melhor e seguindo em frente, mas esforçando-me por não ficar presa a ele.
Aqui fica uma lista, com apenas algumas das coisas boas que aconteceram em que a ordem não representa qualquer grau de importância e o que ficou de fora deve-se unicamente ao sr. alemão.

1. libertei-me de um trabalho que me escravizava e me sugava
2. comecei um trabalho num sítio humanamente bestial
3. tenho um black cat in my life, que todos os dias me resgata para as coisas simples e elementares da vida
4. pari este berloque
5. recebi cartas (adoro receber cartas e são tão raras nos dias que correm...)
6. recebi um sofá
7. fiz amizades novas
8. cultivei amizades antigas
9. descobri o prazer de plantar
10. deixei de ser escrava de uma série de rotinas, manias e afins
11. adoptei uma atitude mais serena perante a vida
12. voltei a ler (a pastoral americana, a estrada, reviver o passado em brideshead são algumas das leituras que destaco neste ano)
13. voltei a escrever
14. descobri o alfred brendel (os deolinda, a amy winehouse...)
15. recebi visitas de bons amigos na casota
16. termino 2008 e começo 2009 junto dos que mais amo

desejos para 2009? tenho muitos mas, por enquanto, guardo-os para mim ;)

Post Scriptum: a foto que acompanha este post é "minha" e foi tirada nas calanques córsegas. gosto de olhar para ela como uma janela estilizada recortada na rocha "dura" e que vai muito bem (acho eu) com a frase que lhe adicionei.

29 de Dezembro: "Winter Wonderland"

Um cheirinho de Jazz num clássico de Natal, pela voz de Tonny Bennet: Winter Wonderland.
Raio de Sol

domingo, 28 de dezembro de 2008

Gira-Discos vs Mp3 - 29

Estou a escrever este post mas na realidade não sei se hoje vou conseguir deixar-vos aqui as músicas desta rúbrica. Não é que esteja perdida no continente africano, a não ser que lá neve e esteja um frio de fazer arrepiar um esquimó (que ao que parece já não se pode chamar de esquimó, enfim!), onde não existem ligações internéticas. Não é isso, ligação há mas é de uma leeeeeeeentidão assustadora.
No Gira-Discos e no Mp3 deixo-vos (se a net deixar) o grande Peter Gabriel.
No Gira-Discos num dueto com a Kate Bush e no Mp3 Peter com os Hot Chip (vamos lá ver se já há video no youtube) num cover a uma música dos Vampire Weekend que só posso classificar de SOBERBO! (Na versão original os Vampire fazem alusão a Peter Gabriel na letra da música, que nesta versão ele ironiza maravilhosamente)
Boa semana!
Adenda: Tal como suspeitava a velocidade, ou falta dela, impede-me de colocar os vídeos desta rúbrica aqui no berloque. Mas para que não fiquem sem músicas deixo-vos as hiperligações, cliquem AQUI (para o Gira-Discos) e AQUI (para o Mp3).

27 e 28 de Dezembro: "White Christmas" e "Chiquirriquitín"

Hoje é um "dois em um"... Ontem a mudança (de casa) foi tão grande e profunda que arrastou este Calendário Musical com ela - não houve música e hoje vejo-me na situação de ter que remediar o sucedido.
Perdoem-me a falta mas ontem faltaram as forças, a rede e o computador, perdido "em parte incerta" entre caixotes e móveis fora do sitio.

Hoje algumas coisas voltam à normalidade, e esta rúbrica também. A música de ontem - White Christmas - é um clássico na voz bonita do Frank Sinatra. A de hoje é uma canção tradicional da Andaluzia - Chiquirriquitín - que nos faz um retrato da gruta de Belém: o estábulo, Maria e José, o Menino e os imprescindíveis burro e vaca.
Raio de Sol

Gosto de... ter um sofá

Ontem, um Raio de Sol entrou na casota e deixou-me lá um sofá. Para os que não sabem a casota é um lar com algumas falhas. Não tem cortinados, não tem tapetes (excepção à cozinha e WC), não tem candeeiros, não tem bengaleiro, não tem uma série de coisas... tem sido "construída" com o passar do tempo e graças (também) à generosidade de alguns. Quando me mudei deram-me TV, micro-ondas, máquina de café, tupperwares, bases para tachos, cestos, torradeira, e n outras coisas que ajudaram a rechear a casota...
Até agora o(s) meu(s) sofá(s) era um conjunto de duas cadeiras e um colchão (tb oferecido!) no chão (que eu e o Miu amamos de paixão)... chamava-lhe o meu Divanni & Divanni

Hoje já tenho um sofá, só não estou lá para poder usufruir dele... Há quem veja o Pai Natal descer pela chaminé para entregar os presentes e há quem, como eu e mesmo sem ver, tenha um Raio de Sol que lhe entra pela casota e lhe oferece um sofá!

Digam lá que não sou uma piquena cheia de SORTE?!
Post Scriptum Fica prometido que, quando regressar, vos deixarei aqui uma foto do sofá :)

Poemas que vivem na Casota da Piquenina (17)

as solicitações e emboscadas


Pode-se pintar com óleo
com petróleo
ou aguarrás

Mas pode-se também pintar com lágrimas
silenciosas

No desprezo das horas odiosas
tanto faz

mário dionísio

sábado, 27 de dezembro de 2008

1 pedaço de parede e 2 bengalas

Não resisto. Volto a falar-vos dos meus avós. Não resisti depois de ver esta imagem que aqui vos deixo. Duas bengalas encostadas lado a lado. São as bengalas que apoiam o meu avô e a minha avó nestes tempos em que as pernas precisam de ajuda. Achei curiosa esta imagem porque, inconscientemente, até nas bengalas eles permanecem lado a lado. Suportam-se um ao outro permanentemente e as bengalas que suportam cada um deles, também. Sonho com isso. Sonho em encontrar alguém para e com quem suportar a vida. Alguém com quem possa partilhar um pedaço de parede e encostar lá, lado a lado, as nossas bengalas.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

26 de Dezembro: "I saw 3 ships on Christmas day"


Este calendário musical continua até ao final do mês para continuar a celebrar o Natal. No final, uma surpresa estará à vossa espera...

Para hoje escolhi I saw 3 ships on Christmas day, um bonito coral de Natal.

Raio de Sol
PS: desculpem o adiantado da hora... estou a mudar de casa - está tudo de pernas para o ar!!!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

25 de Dezembro: "Ding Dong Merrily on High" e "Angels from the Realms of Glory"

Hoje é um dia especial e celebramo-lo com dois hinos de glória ao Deus Menino que nasceu: Ding Dong Merrily on High e Angels from the Realms of Glory.
Feliz Natal a todos!

Raio de Sol

antes e depois


gato escaldado de água fria tem medo. quem não tem cão caça como o gato. levar gato por lebre. não pode com um gato pelo rabo. fazer gato e sapato. viver como cão e gato. à noite todos os gatos são pardos. quando o gato sai os ratos fazem a festa. dar o pulo do gato. raining cats and dogs. aqui há gato. gato-pingado.

O que me emociona (7)

Ir à missa do galo aqui na aldeia dos meus avós. Uma aldeia em Trás-os-Montes, onde "sabe mais" a Natal. À meia-noite, com a fogueira a arder cá fora na praça tal como manda a tradição, começa a missa em que, a cada palavra dita, enche a igreja de nuvens de água condensada. Uma igreja do século XII que misteriosamente não tem a entrada virada para a praça. Nesta noite o coro é composto por gente nova (bom, gente da minha idade), que partiu daqui para ganhar a vida na cidade, e que volta nestas alturas para festejar. Com eles trazem as violas, os tambores, os trompetes e a alegria de quem ama esta aldeia. Numa celebração em que a média de idades rondará os 70 anos, esta lufada de ar fresco e de imensa alegria é algo que emociona. O abraço da paz é literalmente uma festa, há gente a cruzar-se por toda a igreja e a caminhar largos passos com a bengala para estar próximo de todos!

Atrevo-me a dizer, como no cântico de entrada:

"É Natal que alegria,
Vamos todos festejar
O Menino já nasceu
Nasceu para nos Salvar."

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

aos seguidores, aos visitantes, aos alienígenas, aos normais, aos loucos, aos feios, aos bonitos, aos inteligentes, aos burros, aos crescidos, aos piquenos, aos amigos, aos inimigos, aos meigos, aos broncos, aos presentes, aos ausentes, aos crentes, aos ateus, aos cientistas, aos não-cientistas, às comadres, aos compadres, ao proletariado, à aristrocacia, aos gatos, às gatas, aos loiros, aos morenos, aos ruivos, aos grisalhos, aos novos, aos velhos, aos piriquitos, aos fãs do calendário do advento, aos que se emocionam, aos que são feitos de "gelo", aos que gostam de... tudo, aos que não gostam de... nada, aos diabéticos, aos hipertensos, aos saudáveis, aos que gostam de poesia, aos que preferem a prosa, aos que gostam de livros na mala de viagem, aos que preferem tê-los na mesa de cabeceira, aos fãs de gira-discos, aos que preferem o mp3, aos que são deste planeta e aos que pertencem a outro... para todos e cada um dos que por aqui se vão cruzando


24 de Dezembro: "Silent Night" e "I need a silent night"

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava voltado para Deus, e o Verbo era Deus", Jo 1, 1-3
Sinto que as horas do dia 24 passam sempre depressa demais. Quando nos damos conta, entre as visitas aos amigos, os telefonemas, as compras de última hora, os preparativos do jantar, os doces, chegou essa noite mais especial do ano em que todos nos sentimos mais próximos e descobrimos como o mundo podia ser de facto melhor, se vivessemos da mensagem desse Deus que veio até nós como um Menino.
É uma noite especial e eu desejo que para todos seja uma noite muito feliz!
Duas músicas nos ligarão hoje - Silent Night - o clássico aqui na versão original em alemão e uma novidade - I need a silent night - pela voz bonita da Amy Grant, pedindo silêncio para ouvir melhor a voz do Anjo que nos traz a boa nova.
Um Natal cheio de Paz, é tudo o que vos desejo!
Raio de Sol
PS: os Calendários de Advento terminam no dia 24 ou, no melhor caso, no dia 25, não é? Pois, mas este é um calendário especial e não vai terminar para já... Estejam atentos :-)

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

De como caí de pára-quedas neste Piquenino Planeta

Por vezes gosto de fazer um exercício de memória. Não daqueles de números e figuras para manter os neurónios e afastar o dr Alzheimer, se bem que também precise muito desses, mas algo de diferente.


Gosto de recordar o dia em que conheci alguém. Pode não ser exactamente o primeiro dia em que vi essa pessoa mas o dia em que reparei nela. O dia em que se tornou de facto parte da minha vida. É um exercício interessante que recomendo a todos. Temos por vezes surpresas. Quantas vezes nos enganámos numa primeira impressão? Quantas vezes acertámos à primeira na “fotografia” que tirámos?


Conheci a Piquenina há alguns anos. Estava no processo de conhecer gente nova, os “amigos da namorada”. É sempre uma altura engraçada, quando descobrimos que, com aquela pessoa muito especial que entrou na nossa vida, veio um conjunto inesperado de pessoas que não fizemos esforço algum para conhecer e de repente ali estão a dar-nos as boas vindas ao “seu grupo”. Família, amigos da escola, amigos de infância, amigos da vizinhança, tanta gente, tantas caras e nomes para recordar (e a minha memória, tão pouco elástica). Beijos e apertos de mão. “Como é que se chamava mesmo aquele teu amigo?” “Quem era aquela tua amiga?” “Aquele primo é do lado do teu pai ou da tua mãe?” “Vou ver se não me esqueço” “Vou tentar lembrar-me”.


A Piquenina estava sentada a uma mesa de uma casa de chá em Sintra (não me perguntem qual, já vos falei da minha memória?) quando chegámos. Apresentados e conversa em rumo notei que estava perante alguém diferente do habitual. Palavrosa, verborreica e bem disposta. Vivaz, como ainda há pouco tempo lhe chamei. Interesses diversos, intelectualmente estimulantes associados a anedotas e gargalhadas. Música contemporânea, cinema, literatura. De tudo um pouco se falou naquela tarde. Mais uma vez “quem era aquela tua amiga?” desta vez acompanhada inconscientemente por um “reservar uns neurónios extra”. Poucas vezes a primeira impressão foi tão nítida. Poucas vezes foi tão definitiva.


Há pessoas que vale a pena conhecer. Pessoas que, pela sua simples existência nos tornam a vida mais interessante. Pessoas que não podemos deixar fugir mundo fora. Graças à bendita tecnologia conseguimos com mais ou menos esforço continuar a pescá-las com regularidade para a nossa “beira”. Orgulho-me de conhecer um pequeno grupo de pessoas muito especiais que me enriquece a vida. Mais ou menos íntimas, isso até nem importa muito. Importa sim que existem, e que graças a elas, e mesmo que por vezes não o percebam, o mundo à sua volta fica um pouco melhor. A Piquenina tem um lugar nesse grupo.


[Luís R]

Sala de Visitas

Na véspera de Natal estreamos uma nova rubrica, chama-se Sala de Visitas e não tem uma periodicidade "obrigatória".


A ideia é dar um espaço a alguns visitantes para que estes escrevam e enriqueçam O Planeta. Quando tive esta ideia não tinha nome para a rubrica. Um dos convidados (o que a vai estrear) sugeriu, entre outros, esta designação que me pareceu perfeita. Aqui n'O Planeta a Sala de Visitas não é um espaço entre quatro paredes, com cadeirões e sofá, é sim um espaço a céu aberto e soalheiro, ao pé do mar, onde se podem deixar marcas e pegadas na areia. As nossas visitas serão aqui recebidas e "falarão" do que lhes aprouver.

Sejam então bem-vindos!
O primeiro a estrear a rubrica é o nosso vencedor dos desafios Gira-Discos vs Mp3, Luís R.

23 de Dezembro: "Go tell it on the mountains"

Hoje vim aqui, antes de dormir, deixar a música no Calendário do Advento porque uma amiga me disse, ontem ao jantar, que começa o seu dia ouvindo a música de Natal deste blogue. Isso fez-me tão feliz que não quis que amanhã ela tivesse que esperar pelo meu acordar... Sim, que eu estou de férias e posso demorar mais um pouquinho :-)
"Go tell it on the mountains" é um gospel que nos convida a anunciar a boa notícia do nascimento de Jesus: nas montanhas e em todo o lado… Feliz Natal!
Raio de Sol

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

22 de Dezembro: "Jauchzet, Frohlocket!"

Festiva como convém, esta peça de Bach traz um pouco de solenidade a este Calendário Musical. Interpretam o Coro e Orquestra de Munique.
Jauchzet, Frohlocket! - consultado um amigo que sabe alemão apenas consegui descobrir o significado da 2ª palavra: tocam felizes! Pois sejam todos muito felizes e Feliz seja também o vosso Natal!
Raio de Sol

domingo, 21 de dezembro de 2008

Gira-Discos vs Mp3 - 28

Olá a todos, Domingo chega ao fim e quase que se falha o ritual que é a actualização desta rubrica. Foi um fim-de-semana em cheio, mas sobre isso vos falarei noutra ocasião.
No Gira-Discos de hoje deixo-vos Dulce Pontes com Waldemar Bastos, com uma canção bestial "Velha Chica".
No Mp3 deixo-vos algo que achei delicioso e que junta uma dupla improvável: Yo Yo Ma (considerado um dos maiores violoncelistas da actualidade) e Bobby McFerrin para interpretarem "Hush Little Baby".
Boa semana.

21 de Dezembro: "Koppangen"

Paz é o tema da música de hoje e é tudo quanto desejo para mim e para vós.
É bom estar de volta a casa!

Raio de Sol

sábado, 20 de dezembro de 2008

20 de Dezembro: "Sleigh Ride"

Hoje damos um passeio de trenó. Eu também dou um passeio - dos EUA até Portugal, mas de avião! Eh, Eh! Estou muito contente e esta também é uma música muito alegre.
Escolhi 2 versões do Sleigh Ride: uma da Boston Pops Orchestra - uma versão instrumental muito expressiva e outra da Amy Grant - uma voz muito bonita que descobri no mais recente CD de músicas de Natal a que não resisti. Espero que gostem!
Raio de Sol

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Gosto de... no final do dia ir ao terraço

Gosto de, no final do dia, ir ao terraço aqui da casota. Como é uma zona de traseiras, pouco iluminada, permite olhar o céu, ver as estrelas, a lua, os aviões que cruzam o ar rumo a diversas paragens. Gosto de lá ir e deslumbrar-me com isto.

Nos dias como hoje, ver tudo isto faz-me sentir feliz e perceber mais claramente que há coisas que nos transcendem.
Gosto também de olhar para a residência de estudantes, que apesar de um pouco distante é perfeitamente visível, ver as luzes acesas dos quartos e imaginar o que aquela gente está a fazer. Hoje já são mais as luzes apagadas e as cortinas corridas, porque a maioria já terá partido para se juntar à família para passar o Natal (imagino eu).

Gosto deste bocadinho de espaço aberto que me faz alargar os horizontes e sonhar...

Gosto de... mimos

Às vezes não parece, mas gosto! Gosto de mimos: um telefonema inesperado, uma carta no correio, um presente fora de tempo, uns cafunés, uma lambidela do gato...



Este mimo, que vos mostro parcialmente aqui, foi um presente dos meus afilhados pelo meu aniversário.


Vai-me ajudar a organizar o meu tempo de forma mais prazerosa. Sim, porque olhar para aquelas caras larocas e sorridentes (acreditem, apesar de não verem) predispõe logo bem, antes da marcação de qualquer tipo de compromisso.


Eles mimam-me e dizem que sou a "Melhor Madrinha do Planeta".


Que vos posso dizer? Gosto de mimos.

19 de Dezembro: "I'll be Home for Christmas"

Quando escolhi esta música não imaginava que, este ano mais que nunca, ia desejar tanto chegar a casa. A viagem está marcada para amanhã, sábado, mas na verdade pode ser adiada por causa da greve da TAP. Mais um dia por aqui, quem sabe...
I'll be home for Christmas - keep your fingers crossed!
Raio de Sol

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Na mesinha de cabeceira (4)

Nada como voltar a ler algo empolgante para nos enriquecer o espírito. Assim regresso à rubrica "Na mesinha de cabeceira".

Desta vez regresso com um romance de Inês Pedrosa, de que já muitos muito me haviam falado.

Não sendo nem fã nem crítica da autora parti para a leitura vítima unicamente das expectativas criadas depois de muitos já me terem falado dele.

Recebi-o de prenda de aniversário e em três dias estava lido. É escrito como se fosse um diálogo entre um homem e uma mulher (de duas gerações diferentes, 15 anos os separam) que nunca chegaram a ser amantes. Ela morreu, ele vive. À distância da ausência, ouvem-se finalmente. Ao contrário do que se possa pensar não é um livro sobre a morte é um livro sobre um fascínio mútuo entre duas pessoas tão diferentes (e no livro vão-se descobrindo as qualidades, mas sobretudo os defeitos de cada um).

Dois excertos:

Ele:

"Permanecias imune aos meus exercícios de charme. Para te dizer a verdade, eu não estava habituado a que as mulheres resistissem ao magnetismo natural dos meus olhos azuis. O dom da minha beleza, que tanto me complicara a vida, deixava-te indiferente - a ti, uma rapariga de modestos dotes físicos, tricotadeira de barcos à vela e teorias da emancipação. Eis o que me intrigava."

Ela:

"Sei que não me ouves; se me ouvisses escolherias, por exemplo, outra fotografia - estou tão pouco nessa que escolheste agora para a tua cabeceira. Rio-me em excesso - sou só dentes, e tenho uma camisola pavorosa, às bolas coloridas.A magreza complexava-me, punha tudo o que me arredondasse as formas. Mas tu gostavas de me fotografar nos piores ângulos, nas piores situações: com a boca cheia, ou a sair do banho, com o cabelo em pé ou a acordar, remelosa. Quando íamos à ópera e eu punha o meu melhor vestido nunca me fotografavas, nem a pedido. "Chama um fotógrafo da Hola", dizias. "Eu cá não sou especialista em princesas delambidas.""

18 de Dezembro: " 'Tis Winter Now"


Nada mais apropriado do que esta canção: " 'Tis Winter Now" pois por aqui sente-se bem o frio e não há dúvidas de que não só o Inverno chegou como o Natal está também a chegar... Sentem?

Raio de Sol

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

(Só) Gosto de... ti

Para ouvirem cliquem AQUI
Sentado no cais
E ver ao longe o mar
E a ponte sobre o Tejo

Se é tão bonito
É por causa de ti
E deste meu desejo

Afinal vale a pena
Não pensar em mais ninguém!

Só gosto de ti
Porquê?! Não sei
Mas estou bem assim
E tu também!

Ali vai o paquete
Aqui passa o navio
Lá vão eles viajar
Se tu aqui estivesses
Gostavas como eu
Gostavas de os ver passar

Afinal vale a pena
Não pensar em mais ninguém!

Só gosto de ti
Porquê?! Não sei
Mas estou bem assim
E tu também!

Gosto de... ter um Miu em casa.

Gosto de ter um Miu em casa. Um gato preto de olhos de mel, que corre de um lado para o outro, que vai afiar as unhas antes de me vir pedir mimos quando chego a casa, ao fim do dia. Gosto deste ritual (mas de rituais falarei noutro post). (tb) Gosto de descobrir o que ele andou a fazer durante o dia. A maioria das vezes não sou capaz, que ele é muito reservado. Gosto de o ver dormir. Gosto da companhia que me faz nos serões de trabalho. Gosto de como me obriga a parar de trabalhar, quando começa a ficar "gatofuso" e psicodoido a deitar tudo abaixo à sua passagem porque afinal já são horas de ir dormir. Gosto de como se vem enroscar no meu colo, ou de como se interpõe SEMPRE entre mim e o que estou a ler. Gosto de lhe passar as mãos pelo pêlo sedoso. Gosto de brincar com ele. Gosto de lhe pegar e trocar-lhe as voltas. Gosto do que este gato fez por mim.

17 de Dezembro: "El rorro"


Para hoje escolhi uma canção de embalar para adormecer o Menino que acaba de nascer: El rorro.
É uma canção tradicional mexicana, aqui numa versão dos VocalEssence.
Bons sonhos de Natal...

Raio de Sol

Dias frios e bonitos...

Está muito frio lá fora e vai continuar assim esta semana (temperaturas entre os 20º e os 30º negativos), respirar é algo doloroso e as estradas estão impossíveis, mas ainda assim, há lugares muito bonitos, cobertos de neve...
Aqui ficam algumas fotos.
Raio de Sol

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

16 de Dezembro: "Away in a Manger"

Animada pelos vossos comentários e muito feliz por vos saber a apreciar este Calendário Musical, deixo a canção de hoje - Away in a Manger - que nos fala da simplicidade e pobreza da manjedoura e do menino que nela repousa. Esta versão é das Celtic Woman: uma sonoridade celta numa música de Natal.

Beijos e ABRAÇOS :-)
Raio de Sol

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gosto de... Gin Tónico

A propósito de gostar e de esperar, recordei-me deste conto depois de ler os últimos posts da Dani no Comes Frango?

Uma nêspera
estava na cama
deitada muito calada
a ver o que acontecia
chegou a Velha e disse:
olha uma nêspera e zás
comeu-a
é o que acontece às nêsperas
que ficam deitadas caladas
a esperar o que acontece

Mário Henrique Leiria in Contos do Gin Tónico

Gosto de... abraços

gosto de abraços.
não é de pancadinhas nas costas ou de um encostar de peitos, nem tão pouco de xi-corações, é de abraços.
daqueles abraços que não deixam margem para dúvidas que são efectivamente abraços. abraços sem constragimentos de tempo, espaço sexo ou idade. abraços que nos apertam, sem nos sufocarem. abraços nos braços de quem nos acolhe e quer bem. abraços que fazem tocar os corações. abraços que nos aconchegam e aquecem. abraços que nos perdoam. abraços que nos libertam. abraços que nos entregam. abraços: dois braços à nossa volta que fazem com que nada (fora daquele abraço) seja mais importante.

15 de Dezembro: "Do you hear what I hear?"

A canção de hoje - Do you hear what I hear? - é tão bonita (especialmente nesta versão de Anthony Way, St. Paul's Cathedral Choir & English Chamber Orchestra) que não são precisas mais palavras. Fica o poema.


Raio de Sol


Said the night wind to the little lamb,
"Do you see what I see?
Way up in the sky, little lamb,
Do you see what I see?
A star, a star, dancing in the night
With a tail as big as a kite,
With a tail as big as a kite."

Said the little lamb to the shepherd boy,
"Do you hear what I hear?
Ringing through the sky, shepherd boy,
Do you hear what I hear?
A song, a song high above the trees
With a voice as big as the the sea,
With a voice as big as the the sea."

Said the shepherd boy to the mighty king,
"Do you know what I know?
In your palace warm, mighty king,
Do you know what I know?
A Child, a Child shivers in the cold
Let us bring him silver and gold,
Let us bring him silver and gold."

Said the king to the people everywhere,
Listen to what I say!
Pray for peace, people, everywhere,
Listen to what I say!
The Child, the Child sleeping in the night
He will bring us goodness and light,
He will bring us goodness and light."

Welcome Christmas!

Acabei de chegar do concerto "Welcome Christmas": um concerto coral de Natal, pelo grupo VocalEssence - 125 vozes lindíssimas a interpretar músicas de Natal recentes e antigas, dos quatro cantos do mundo. Esta é a segunda vez que assisto a este concerto, já que no ano passado também estava aqui em Minneapolis em Dezembro.

Lá fora estão 22º negativos (sim, não me enganei nos números!!!). Neva e amanhã vou ter muito gelo para raspar nos vidros do carro, certamente. Mas, por agora, estou aquecida pela música e, não podendo partilhar nenhum dos temas que hoje ouvi (muitos deles a serem interpretados pela primeira vez) deixo-vos o poema de uma das músicas, o que mais me tocou.

A Mother's Carol

Her breath returned after the pain of birth,
She awkwardly rests him on her knee.
An angel told her of peace on earth;
This new mother's song could only be:
"Magnificat!
Magnificat anima mea Dominum!
On wings of praise my soul flies free."

A mother's carol, a baby's cry:
What sorrow and joy they both express.
If she had known how her son would die,
Would Mary have said so firm a "Yes"?
Magnificat!
Magnificat anima mea Dominum!
Let all creation say no less.

For each of us comes a time of choice-
To answer the call or turn away.
And if today you may hear that voice,
May you find the grace to boldly say.
"Magnificat!
Magnificat anima mea Dominum!
May peace be born through me today."

Uma boa semana para todos e um Natal muito quentinho e cheio de música!
Raio de Sol

domingo, 14 de dezembro de 2008

Em Bruges

Bruges é uma cidade lindíssima! Cheia de canais e recantos bons para tirar uma fotografia. Qualquer foto, tirada num qualquer local de Bruges, transforma-se numa imagem de um postal. Aguns apelidam-na de Veneza do Norte. Quanto a isso não sei, porque nunca fui a Veneza, mas que Bruges é lindíssima lá isso é!

E porquê tudo isto agora? Porque acabei mesmo agora de ver o filme de Martin McDonagh intitulado In Bruges. Atrevo-me a dizer que foi um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos e com certeza um dos melhores deste ano. Em Portugal, este filme passou um tudo ou nada despercebido. Uma comédia negra bestial com interpretações quase perfeitas de Colin Ferrell, Brendan Gleeson e Ralph Fiennes. A música de Carter Burwell, casa na perfeição com o filme e a realização e o argumento de McDonagh, é hilariante. A mim apeteceu-me revê-lo assim que acabou. Há diálogos brilhantes e hilariantes, o ambiente melancólico de Bruges, violência extrema em paisagens hidílicas, romance, piadas de anões, assistimos inclusivé ao combinar de um tiroteio! Tudo se mistura e flui de maneira tão natural que parece fácil fazer um filme assim! Aliado a tudo isso um final fantástico! (No entanto sei que a maioria de vós não vai gostar!)


Eu já vi e vocês?
P.S. A accção decorre na época de Natal, apesar de não ser propriamente um filme natalício. OH!OH!OH!

Gira-Discos vs Mp3 - 27

Hum... este fim-de-semana estou particularmente preguiçosa.

Hoje, com a lareira acesa, uma caneca de chá e uma fatia de bolo-rei, um gato enroscado, e com uma chuvinha que de vez em quando cai lá fora era dia de ver obsessivamente uns musicais dos anos 50. Há dias assim! Aprendi a gostar destes filmes em miúda. Lembro-me que depois de os ver, especialmente aqueles em que o sapateado era uma constante, calçava os sapatos de salto alto da minha mãe e ia para a cozinha (porque tinha mosaico, ao contrário do resto da casa que estava alcatifada) bater com eles! Ela ficava a rejubilar de alegria!

Como não consegui decidir-me, temos 4 músicas! Considerem-nas um presente.

No Gira-Discos duas músicas de dois musicais que povoaram a minha infância. No Mp3 duas versões recentes de duas músicas também dessa época! Let's do it , interpretada pela Alanis foi uma deliciosa sugestão do Raio de Sol. Vi há pouco tempo o filme, em que esta música faz parte da banda sonora, De-Lovely sobre a vida de Cole Porter e recomendo. Estamos na década de 50, enjoy!


Bom Domingo e boa semana!

14 de Dezembro: "The Christmas Song"


A escolha de hoje é para ouvir à lareira. Pai e filha - Nat King Cole e Natalie Cole - cantam um clássico de Natal: The Christmas Song.

Feliz Natal para todos!

Raio de Sol

sábado, 13 de dezembro de 2008

Um dia bom, com sons de Natal

Hoje fui passear até ao centro da cidade de Minneapolis. Aproveitando que não estava frio (estavam 0º o que é bem melhor que os -20º de ontem) passeei pelas ruas da cidade ansiando por algo diferente de compras e lojas.
A dada altura encontrei: na entrada de uma zona comercial, mas abrigado da rua, uma orquestra preparava-se para tocar músicas de Natal para quem quisesse ouvir e eu fiquei. Sentei-me no chão e fiquei, deliciada e emocionada. Então, por entre a alegria de estar ali num lugar bonito e agradável, e a saudade que aperta muito nestas viagens, caiu uma lagrimita marota mas depois lá continuei, apreciando a benção da música e daquele momento.
A foto não é muito boa (só tinha à mão o telemóvel) mas logo pensei em tirá-la para colocar junto do post que saberia iria querer escrever aqui. É que já me vou habituando a partilhar estas coisas pequeninas convosco...
E, porque a quem foi dada música quer também partilhar música, aqui ficam dois extras do calendário: duas músicas muito bonitas que ontem um colega me sugeriu quando eu lhe falei da ideia. De imediato disse: "espero que não te tenhas esquecido do "12 days of Christmas" e do "Holly Night". E tinha!!! Não estão na lista que preparei para estes dias, por isso, e porque concordo que o esquecimento é imperdoável, aqui ficam agora.
Com este colega aprendi também que há um significado cristão para a música pagã "12 days of Christmas". Embora haja quem dispute a veracidade desta interpretação, eu acho-a muito bonita e com sentido. Partilho aqui.
Bom domingo para todos!
Raio de Sol

Ela tem tudo, só não tem é comparação!

Sou como a minha dona, depois de agitação, preciso do meu silêncio e do meu canto.

Precisamos de silêncio, interior e exterior, para nos podermos ouvir. Assim, depois da manhã super agitada, fiquei toda a tarde a reflectir (bem juntinho dela).

A chega-meumnumeromaior deixou-lhe um comentário a uma foto, que utilizei no título deste post, porque acho que a define na perfeição. Todos os dias esta miúda me surpreende. A última das grandes surpresas foi o modo como ela encarou o seu aniversário (longe da família e dos amigos mais próximos). Durante semanas ouvi-a dizer que ia ser um dia de neura, que preferia que este ano se passasse directamente de dia 10 para dia 12, e por aí em diante...
E no fim, o que aconteceu?

Baralhou o texto e viveu um dia feliz! Optou por ser feliz e resultou em cheio! Chegou em pulgas a casa, depois de um almoço animado, de um lanche com direito a parabéns a você e de ter recebido o presente porque tanto ansiava. Na caixa do correio descobriu três missivas e presentes o que a deixou a brilhar, dançou comigo (sim, continuo a prestar-me a estas sevícias) riu, comemorou!

Agora anda feliz porque tem uns chinelos novos. Não gosta dos chinelos comuns, só se sente bem com chinelos assim! Tem chinelos deste género em cada um dos seus cantos, fora da casota, quer na casa dos pais, quer na casa dos avós. A mãe já sabe, não há chinelos como estes para agradar à sua piquenina. Eu cá (também) adoro!

Antecipando os desejos de final do ano queria dizer-vos que, apesar de tudo, só gostava que todos tivessem uma dona (pelo menos) tão sui géneris como a minha ;)

13 de Dezembro: "Alegria"

Hoje regressamos às músicas tradicionais de outros países. Esta é de Porto Rico e o título é bem sugestivo da quadra que vivemos - Alegria - que nos fala da alegria sentida por Maria e José a caminho de Belém. Que possa ser também a alegria partilhada por todos nós a caminho deste Natal.
Bom fim-de-semana!
Raio de Sol

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que me emociona (6)

Existem vários filmes que são capazes de o fazer, mas este é um dos que melhor cumpre essa "missão".

Reveste-o toda uma imensa sensibilidade. Além disso, este momento musical arrepia-me (cliquem aqui).

A música do Bau e o bailado final, fazem-me sempre verter uma lagrimeta.

Edição Especial do Calendário do Advento

As sugestões dos leitores deste blog dão origem a uma edição extra para encher de músicas o vosso fim-de-semana!

Logo no primeiro dia houve várias sugestões - da Sofia, do Luis e da Bé. Há uma música que ainda não encontrei e outra que vai surgir um destes dias. As restantes ficam aqui partilhadas:
Little Drummer Boy, uma versão bem diferente e bonita da música do dia 9, interpretada pelo David Bowie e Bing Crosby.
Jingle Bell Rock, com o Billy Idol (este senhor ainda anda por aí?).
Wonderful Christmas Time com o Paul McCartney.
Obrigada a todos! Continuem a enviar sugestões.
Raio de Sol

  © Blogger templates 'oplanetadapiquenina' by oplanetadapiquenina 2009

Back to TOP